terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FÁBULA DO CUIDADO

(original de Leonardo Boff com adaptação de Marie Thérèse Pfyffer)

No início dos tempos , quando tudo era apenas uma noite e dessa noite nasceu
GAIA, surgiram de Gaia, dia e noite, nascente e poente, lua e sol, a aurora, as montanhas e os rios, o grande mar e as areias.
Nesses tempos imemoriais um ser de luz de nome Cuidado passeava ao longo de um
rio quando percebeu que nas suas margens havia barro. Sentou-se e pegou o barro nas mãos e o sentiu. Sentiu que o barro se moldava às suas mãos com suavidade, que era frio e úmido. Sem pressa começou a dar forma àquela matéria informe que era apenas parte das margens do rio. Olhava orgulhoso e feliz aquela forma em suas mãos, quando percebeu que tinha feito uma lindíssima criatura. Nesse momento Cuidado viu Júpiter passando por perto chamou-o e mostrou a sua bela obra, pedindo-lhe que desse a ela a vida, soprando-lhe o espírito. Júpiter atendeu prontamente, tomou a forma e com seu poderoso sopro encheu-lhe do espírito vivo. Cuidado vendo sua forma viva resolveu dar a ela um nome, pois tudo que existe em Gaia precisa ser nomeado. Mas Júpiter nesse momento disse que a ele caberia dar o nome, pois ele é que tinha dado vida à criatura. Gaia ouvindo-os protestou. Afinal a criatura tinha sido feita do seu corpo, feita de barro, da terra úmida. A discussão foi generalizada, todos tinham suas razões, todos argumentavam e pareciam estar certos.
Quando perceberam que não chegariam a parte alguma resolveram buscar o auxílio
do sábio Saturno, que veio como mediador e depois de estudar bem o que havia acontecido proferiu a decisão. Júpiter, você lhe deu o espírito. Portanto, quando essa criatura morrer você receberá essa criatura de volta. Você Gaia, você deu o corpo, quando ela morrer você a terá de volta e ela voltará a ser barro e a te pertencer. Mas a você Cuidado, que tomou nas mãos o barro e com a arte de suas mãos transformou a terra em criatura, a você caberá cuidar dela durante todo o tempo que viver. O nome dou eu agora, e seu nome será Homem, isto é aquele que foi feito do HUMUS, terra fértil.
Cuidado - essência da natureza humana.
É sobre essa matéria delicada – Homem -, a vida e o cuidar da vida que preciamos refletir em nossos dias.