sábado, 17 de julho de 2010

LIVRO SOBRE O NADA E OUTROS

Com pedaços de mim eu monto um ser atônito.

Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.

É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.

Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas se não desejo contar nada, faço poesia.

Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.

A inércia é o meu ato principal.

Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.

O artista é um erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.

A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.

Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.

Por pudor sou impuro.


Não preciso do fim para chegar.


Do lugar onde estou já fui embora.

Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas.
E me encantei.O maior apetite do homem é desejar ser.



Se os olhos vêem com amor o que não é, tem ser.

Poetas e tontos são feitos com palavras.

Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade das tartarugas

mais que a dos mísseis.

Tenho em mim
esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância
de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo.

E, aquele
Que não morou nunca em seus próprios abismos
Nem andou em promiscuidade com os seus fantasmas
Não foi marcado. Não será exposto
Às fraquezas, ao desalento, ao amor, ao poema

Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas - é de poesia que estão falando.

A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá
Mas não pode medir seus encantos.
A ciência não pode calcular quantos cavalos de força
Existem
Nos encantos de um sabiá.
Quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar: divinare.
Os sabiás divinam.


Manoel de Barros