terça-feira, 14 de setembro de 2010

ANÔNIMOS

- Quem quer seguir-me deve primeiro reconhecer suas loucuras e entrar em contato com sua estupidez. - E, erguendo o tom de voz, clamava aos passantes que encontrava pelo caminho: - Felizaes os que são transparentes, pois deles é o reino da saúde psíquica e da sabedoria. Infelizes os que escondem suas mazelas debaixo da cultura, dinheiro e prestígio social, pois deles é o reinos da psiquiatria. [...] Mas sejamos honestos! Somos todos especialistas em esconderijos. Enfiamo-nos em buracos inimagináveis para nos esconder, até debaixo da bandeira da sinceridade.

Loucura seguir um maltrapilho? Provavelmente sim. Mas uma loucura mais lúcida, se é que é possível usar tal termo, do que a loucura dos /"normais" que ficam horas diárias diante das TVs esperando a morte chegar, sem nunca se aventurar, conquistar, lutar pelos seus ideais e dar a cara para bater por um sonho. Uma loucura mais são do que os jovens e adultos que gastam boa parte do seu dia com um celular em punho, falando com o mundo, mas negando-se a falar consigo mesmos.

Oh, sistema perverso que apedreja os que ousam pensar de modo diferente! Quem trará soluções para os graves problemas da humanindade?

- Sempre lhes disse que os fracos agridem, mas os fortes são tolerantes. Os fracos excluem, mas osfortes são pacientes. Agora lhes peço que não sejam tolerantes com os seus fantasmas. Lutem com todas as forças contra tudo o que lhes perturba a mente. Não há dois dominadores. Ou você s dominam suas preocupações ou elas os dominarão. Ou domesticam sues sentimentos de culpa ou eles os tornarão seus servos. Gritem, tenham acessos de raiva contra o humor triste, os pensamentos fixos, a alienação, a complusão.  Não há gigantes. Repartem suas batalhas com seus amigos. E se não as venceram, procurem um especialista. A existência é preciosa demais para se confinar a um cárcere.

O Vendedor de Sonhos e A Revolução dos Anônimos
Augusto Cury