quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

KOKESHI

As Bonecas Kokeshis fazem parte do artesanato japonês.

São de madeira tratada, elas ficam 48horas antes de ser embaladas num processo de fumegação para evitar qualquer tipo de fungo ou qualquer coisa do gênero - esta madeira é laqueada, por isso o acabamento delas é tão brilhoso.

Elas são milenares dentro da cultura oriental e além disso são símbolo de sorte. É usual no Japão quando nasce um bebê e vamos conhecê-lo, presentear a família com uma boneca kokeshi, ela simboliza sorte e proteção!

A Característica Principal dela é a Ausência de mãos e pés, são originárias no norte do país e existem duas lendas sobre as origens delas.

A primeira conta que as bonequinhas não possuem braços nem pernas em "homenagem" as crianças que em tempos de fome eram sacrificadas... ou tinham seus braços e pernas arrancados para alimentar a vila...traduzindo o nome delas seriam "crianças perdidas".

A segunda estória...não menos sinistra... diz que os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação além morte. É tradição adotar bonecas "abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.

Hoje em dia ela ganhou muitas variações por conta da sua popularidade. o modelo tradicional é o do lacinho, no japão tem uma cidade com uma boneca gigante na entrada a qual leva o nome de Kokeshi, e devido a sua força atualmente tem muitos artistas criando suas próprias Kokeshis.

Elas tem a cabecinha articulada e os adereços do cabelo e braços são apenas encaixados, isso tudo conforme a tradição.


FONTE:  http://www.trevisanconcept.com.br/kokeshiclub.html e http://www.kokeshiclub.com.br/