segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pequenos Contos de "Outros Tempos"

Conta a lenda que a bruxa tem mania de perseguição. Geralmente ela escolhe alguém com a essência do bem.
Até hoje ninguém soube o que aconteceu com quem foi capturado...

Mas o que mais intriga a todos é saber se a escolha é feita pelo contraste com a sua feiúra ou simplesmente pela atração que o diferente exerce sobre ela. Ou seria por algo que somente ela pode ver no olhar das pessoas???????


*

Era uma vez num país distante, mas bem distante...um menino lindo e apaixonante, que vivia a encantar. Mas a menina se apaixonou não pela cor dos seus olhos, nem pela cor de sua pele, mas por um detalhe escondido atrás de uma camiseta marrom-esverdeada. E eis que até a lua começou a dúvidar. Era tamanha a pureza da essência deste Ser, que pensou ela sozinha lá céu a brilhar: "tolinha esta menina, não percebeu que isto tudo é fruto de sua imaginação?"

*

..e eis que poderíamos contar 83 estrelas em um pequeno quadrado imaginário, mas e se quisessemos contar as velas, os docinhos, as garrafas, ou as azeitonas? As vantagens, as histórias, as memórias, as saudades, ou ainda, as amizades, quem ama frio, quem ama calor?

Em meio a fumaça e a escuridão, somos pontinhos de gente a brilhar.

Um destes pontinhos teima em lembrar que num lugar distante, tem alguém interessante, que somente de imaginar...aí que saudades que dá!!!!


*

Uma vez não existia nada, depois existiu. Desde então, as pessoas perceberam que os dias estavam mais brilhantes, claros, limpos, de uma paz, pureza e magia quase irreal. Porém, a menina que amava dias cinza, percebeu que nem todos os dias são de pura alegria, nem de total tristeza, é necessário que haja equilíbrio, caso contrário a natureza chora, as pessoas deixam de sorrir e o brilho passa a não existir...
Será mais interessante viver nesta constante alteração de clima, de humores, de brilhos e amores, ou somente uma magia fará com que o brilho volte àquele olhar e para que o sorriso volte a contagiar????????????? Serão necessárias muitas demonstrações, ações ou atitudes para provar que as palavras não iludem??????? De que vale mil palavras se são consideradas "palavras ao vento"?


*

É incrível como as coisas acontecem...num dia as pessoas, carros, luzes, enfeites...estão todos lá, mas parece que a escuridão, o medo, desconforto... tomam conta daquela vila. Porém, no outro dia, tudo parece ter voltado ao normal, as pessoas voltaram a sorrir, as luzes parecem brilhar mais...e muitas coisas que abalavam não abalam mais. Mas a menina de olhos castanhos, sabia que o que mudou não foram as coisas e pessoas, mas sim sua forma de olhar. Agora ela estava certa de que quanto mais bem ela fazia as outras pessoas, mais ela se fortalecia e aumentava a sua vontade de mais pessoas ajudar. E ela acredita que é esta magia que deve tomar conta do Natal. O que é o Natal senão pessoas com a magia no olhar????? 


*

Existe um lugar muito distante chamado Natal. Para chegar até lá é preciso percorrer exatamente 12 meses. Cada um percorre a sua maneira, com suas crenças, seu ritual, seus costumes. Mas a magia de chegar neste lugar é tamanha que até aquelas pessoas mais birrentas, não conseguem resistir a tamanho encantamento. Contam que uma vez um menino, de tão feliz que estava, disse que iria ficar embaixo da árvore esperando o presente do Papai Noel. (Papai Noel chamam um senhor simpático que distribui gentilezas nesta cidade). O menino acreditava que se ele ficasse esperando desta forma seu pedido seria mais facilmente atendido. Contam ainda, que era tamanha beleza ver o menino embaixo da árvore que o velho bonzinho, fez um esforço enorme para atendê-lo, porém, nem tudo pode ser da forma como queremos e o Papai Noel, não querendo decepcionar o menino por ser uma pessoa muito "especial", lhe fez uma proposta..." Você terá 12 meses para sair debaixo desta árvore e percorrer o caminho que achar melhor prá você. Neste percurso basta você tomar as decisões certas com a finalidade de fazer o bem primeiramente para você, depois para as pessoas que você ama e por último para todas as outras pessoas incondicionalmente, sem pedir nada em troca. Então, ao invés de te dar um único presente vou pedir para que Jesus ilumine teu caminho e te encha de bençãos durante todos os teus dias."

Mas depois disto ninguém soube o fim da história...somente o Papai Noel e o menino.

*Monaliza*(2008/2009)