sábado, 17 de setembro de 2011

MOAB

Este é o lugar mais lindo da terra. Existem muitos lugares assim. Todo homem, toda mulher, traz no coração e na mente a imagem do lugar ideal, conhecido ou desconhecido, real ou imaginário. (...) Não há limite para a capacidade humana de abrigar sentimento. Os teólogos, pilotos aéreos e astronautas conhecem o apelo desse chamado sentido lá no alto, nos ermos frios e escuros do espaço interestelar. 
No meu caso, escolhi Moab, Utah. Não me refiro à cidade em si, é claro, mas à terra em torno dela - a terra dos cânions. O deserto de rochas escorregadias. A poeira vermelha, os penhascos calcinados e a vastidão solitária do céu - tudo isso muito além do fim das estradas. - Edward Abbey, Desert Solitaire

Foi a primeira vez que os traços e processos de formação do deserto me fizeram para e observar como somos valentes apesar de pequenos, nós da raça humana.

As montanhas são meios, o homem é o fim. A meta não é chegar aos topos das montanhas. mas aprimorar o homem. - Walter Bonatti, alpinista italiano

Aqueles lugares, e as experiências que tive neles, eram meus e somente meus. As sensações de solidão, propriedade e adequação que experimentei naquelas viagens estavam criando um mundo particular que, por definição, era impossível compartilhar. Não obstante, eu tentava. Tirava fotografia e postava online álbuns das minhas viagens; no entanto, as imagens foram insuficientes. Elas não tinham êxito porque eram distantes em tempo e lugar do que passei ao estar naquele lugar e naquela hora. Para uma pessoa sentado no escritório ou em uma sala de estar, uma fotografia de um pôr do sol numa montanha no inverno é apenas fotografia.

Tudo acontece por uma razão e parte da beleza da vida é que não podemos conhecer essas razões com certeza[...]

A adversidade tem o efeito de despertar talentos que, em circunstâncias prósperas, teriam continuado adormecidos. - Horácio

Na minha opinião, definimos quem somos exatamente pelo que fazemos. Descobrimos a nossa identidade na ação. Se não fazemos nada, não somos nada. Até mesmo o nosso corpo assume a forma que é, em grande parte pela consequência do nosso estilo de vida.

Erroneamente, eu valorizava a mentalidade que só valorizava as conquistas, desconsiderando o processo da conquista.[...] Os riscos que eu corria não afetavam a minha integridade como amigo.

Uma das coisas que estou aprendendo aqui é que não gostava da companhia das pessoas o bastante, ou tanto quanto poderia. Passei muito tempo na companhia de muitas pessoas realmente boas. Muitas vezes tentei ignorar ou diminuir a sua presença buscando a essência da experiência. Tudo isto para dizer que estou repensando algumas coisas.


As lembranças que evocam a maior gratidão da minha vida são as dos tempos com a minha família e com os meus amigos. Estou começando a entender o valor inestimável da sua companhia e me deprime perceber que essa nem sempre foi a preocupação de nosso tempo juntos.


Na verdade, ela afirmou a minha crença em que o nosso propósito como seres espirituais é seguir a nossa felicidade, realizar as nossas paixões e seguir a nossa vida como inspiração para nós e para os outros.  Tudo o mais flui a partir daí.


Quando encontramos inspiração, precisamos agir por nós mesmos e pela nossa comunidade. Mesmo que isto signifique fazer uma escolha difícil, ou nos desprender de algo e deixá-lo para o passado.


Dizer adeus é também um começo corajoso e promissor.


Fonte: Livro 127 HORAS  de ARON RALSTON.