quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HÁBITOS

Hábito (resumo: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

Comportamento que determinada pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Uso, costume; maneira de viver; modo constante de comportar-se, de agir. Muitas ações da vida cotidiana constituem hábitos. 

Tenho pensado em alguns hábitos dos quais pensei serem impossíveis de serem reparados ou mudados e que hoje já não fazem parte do meu dia-a-dia.
Mudo constantemente de gostos e preferências. Mas os hábitos são mais persistentes que os gostos.
Já tive o hábito de comer tomate todos os dias, e toda vez que estava comendo repetia, tomate ééééé bom!
Sim, é um gosto, gosto que não mudei, mudei o hábito de comer todos os dias.
Outro hábito era o de não poder ficar um dia sem comprar um bombom, me perturbava a ideia de não comprar um, unzinho.
Escolhi estes dois exemplos porque são coisas boas, me fazem bem, eu gosto, porém, o hábito de pensar que eram imprescindíveis para o meu dia, não me fazia bem.
Isto acontece em diferentes âmbitos e momentos de nossa vida.
E se fosse citar muitos outros que tenho e que já superei, ou seja, vivo sem, ficaria a noite toda.
E por falar em noite, este é outro hábito que não me perturba, me agrada, mas sei que não é bom pra saúde do meu corpo físico, ficar horas acordada. Tenho a impressão que preciso do silêncio total, para que sinta que a noite é minha e depois de algo (ler, escrever, navegar) possa dormir como os demais mortais. E descobri (twitter) que não sou a única insone.
O que mais me impressiona ao pensar em hábitos, são os que deixaram de ser e eu nem havia percebido. Exemplo? Escrever meu nome em todo rascunho que encontrasse. Não viver sem queijo, em todo refeição era incluída e comido juntamente com pedaços enormes deste, à parte.
Tem outros hábitos que parece que estão na genética. Exemplo? Dobrar o papel de chocolates (aqueles das caixas de bombom) e dar um nó. Meu filho faz igualzinho. Outro? Olhar jornais e revistas de traz para frente. Minha mãe usa o talão de cheques muitas vezes assim.
Quando o hábito vira uma necessidade e começa a te perturbar, mostre quem é dono de quem. Difícil? Sim. Impossível? Nem cogite.
E os seus hábitos, te perturbam?

by Monaliza